sexta-feira, 8 de outubro de 2010

RESILIÊNCIA


Resiliência é um conceito oriundo da física, que se refere à propriedade de que são dotados alguns materiais, de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Assistindo o Globo Reporter hoje um geriátra explicava que os centenários são como um elástico ou uma vara de salto em altura, que verga-se até um certo limite sem se quebrar e depois retorna à forma original. Me fez lembrar minha vó que diante da perda de um de seus netos ela me disse: "|Temos que ser fortes. Por muitas coisas passaremos ainda." No momento me chocou a postura dela mas estava ali um exemplo de resiliência,ela foi submetida nesses 85 anos a momentos de stresse, "vergou" mas sempre voltou ao equilíbrio.

Também diz o pesquisador George Souza Barbosa que a resiliência é como um amálgama (tipo de liga metálica) de sete fatores:Administração das Emoções, Controle dos Impulsos, Empatia, Otimismo, Análise Causal, Auto Eficácia e Alcance de Pessoas.

Vai explicar tudo isso para a vó? Basta que ela tenha. E eu vou eu me aprofundar neste estudo? Não! Apenas quero ter também resiliência, esse poder de vergar e voltar ao meu estado original.

É...mas não são todos que tem essa qualidade, eu já diria PODER de ter à habilidade de se manter sereno diante de uma situação de estresse. Mas ninguém é perfeito e completo. Diante da teoria do pesquisador George Souza Barbosa de que resiliência é como uma "liga" de sete fatores me vi no do otimismo.Eu sempre creio que as coisas vão mudar para melhor e também acho que me enquadro no sétimo fator: capacidade de me vincular a outras pessoas.Acho que tenho sim capacidade de me conectar a outras pessoas com a finalidade de apoiar.

Então se quero ser Resiliente não estou tão longe assim, com 40 anos já me encaixo em dois dos setes fatores do conceito do pesquisador, faltam apenas cinco...Mas tenho mais 60 anos pela frente então no meu centenário espero olhar-me no espelho e ver mais que rugas mas total resiliência. Minha vó com certeza consegue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário